2

ESTILO PROVENÇAL: SAIBA TUDO SOBRE ESSE ESTILO QUE EXISTE HÁ MAIS DE 300 ANOS


Poucos móveis e estilos, vêm e conseguem permanecer presentes nas decorações. Alguns conseguem atrair tantas pessoas que se mantém presentes por gerações, sem perder o seu charme e sua beleza, pelo contrário, eles parecem ganhar mais força na durabilidade dos seus elementos, vivacidade nas cores e utilidade frente a uma concorrência moderna de móveis, como é o caso do estilo provençal. Nascido na Provença, da riqueza dos móveis franceses produzidos entre os séculos 16 e 17, o estilo provençal é caracterizado por reunir sofisticação e requinte, sem deixar de lado a sensação de aconchego e bem-estar. 

Quando você decide criar um ambiente seguindo o estilo provençal, a proposta é criar uma mistura de estampas florais, com móveis antigos e rústicos, que trazem muito charme. Contudo, por serem peças de características fortes é preciso tomar certos cuidados para o espaço ficar harmônico. Saiba como criar um espaço provençal sem medo de errar: 

Utilize móveis rústicos: ou aquele móvel que seus familiares tinham e foram passando de geração em geração. Quando o estilo provençal surgiu, os artesãos faziam esses móveis com uma matéria-prima inferior e acabamentos mais rudimentares, para camuflar essas falhas que as peças tinham, eles utilizavam uma mistura composta por gesso e cola. Com o tempo essa pintura se desgastava, deixando a mobília com um aspecto envelhecido. Por isso, esse aspecto rústico é essencial no ambiente provençal, sejam eles cômodas, penteadeiras, estantes, mesas provençais ou armários. 






Aposte nos tons pastéis: a cartela de cores da decoração provençal é definida pelos tons pastéis, bem delicados. As mais comuns é a azul, o rosa, verde, lilás e o amarelo. Essas cores podem estar presentes em almofadas, tapetes, luminárias, vasos e estofados. 

Use muitas flores: o estilo provençal é caracterizado também pelo seu romantismo, e nada melhor que as flores para compor um ambiente assim. Elas são ideais para adicionar um ar de leveza ao local, a lavanda, violetas, rosas e íris são uma das melhores opções. Se não quiser usar as flores em si, pode usar objetos com estampas florais. 
Invista no lustre: o lustre ou pendentes ornamentais, precisam estar na decoração provençal. Coloque a peça na sala, no hall de entrada ou também nos dormitórios, isso deixará seu espaço mais romântico, delicado e bem iluminado!
E quando o assunto é móveis requintados, o atelier clássico é expert! Fica a dica para quem quer investir no estilo provençal e se apaixonar por este mundo!

O que vocês acham da decoração provençal? 

Nos siga também no instagram @breshopping_da_dany e fique por dentro das novidades!

2 comentários:

  1. Como é sempre bom saber um pouco mais, tem modelos de peças para a casa bastante giras mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Tudo bem Dany?
    Acho um estilo bem lindo de móveis, deixar a decoração muito chic e bonita.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...