0

Fitness: O que Comer antes e depois do treino?

Manter uma dieta balanceada é importante para todos, independentemente da prática de atividade física ou não! Entretanto, para aqueles que praticam exercícios regularmente, a alimentação deve ter uma atenção especial! Isso porque nosso corpo requer mais esforço, aumentando nossas necessidades calóricas e nutricionais. Além disso, a alimentação é importante tanto no pré, como no pós-treino! Porém, infelizmente, muita gente não tem tanta noção da sua importância e acaba enfiando o pé na jaca! Por isso, o post de hoje te ajudar a fazer as escolhas certas!
  • Alimentação pré-treino
Essa refeição ocorre antes do treino e é muito importante! Isso porque é ela quem vai proporcionar a energia e os nutrientes necessários para um bom rendimento durante a atividade física!

A refeição pré-treino deve ser rica em carboidratos (como por exemplo, batata, arroz, pães, macarrão, etc.), já que são eles as nossas principais fontes de energia, evitando a fadiga, fraqueza e outros sintomas que possam atrapalhar a performance! Além disso, ela deve ser moderada em proteínas (carnes, leite e derivados, etc.) e pobre em gorduras (óleos, frituras, etc.), já que, diferentemente dos carboidratos, eles são digeridos lentamente pelo nosso organismo, podendo ocasionar desconfortos gastrointestinais durante os treinos.

Nesta refeição, deve-se evitar também o consumo de alimentos ricos em açúcar, tais como doces, refrigerantes, mel, balas, etc., bem como alimentos de alto índice glicêmico (açúcar refinado, melancia, etc.), uma vez que eles podem aumentar a nossa glicemia (níveis de açúcar no sangue) de forma brusca e consequentemente o aumento na liberação e ação da insulina (hormônio que capta a glicose para dentro das células), causando a tão famosa “hipoglicemia de rebote”, que por sua vez ocasiona sintomas como fraqueza, náusea, vômitos, etc.
  • Alimentação pós-treino
Não menos importante que a refeição pré-treino, a alimentação pós-treino tem como objetivo recuperar nossos estoques de energia e o nosso tecido muscular, que por sua vez sofre micro lesões durante a atividade física.

Carboidratos e proteínas formam a combinação perfeita na refeição pós-treino! Isso porque os carboidratos ajudam a recuperar o glicogênio muscular (estoques de energia presentes nos nossos músculos), enquanto que as proteínas oferecem os aminoácidos necessários para a reparação do tecido muscular e ganho de massa magra. Sendo assim, nessa refeição vale apostar em uma macarronada com carne grelhada, ou um sanduíche com queijo branco, etc.

Vale ressaltar que o quanto antes essa refeição for realizada, melhor! Já que logo após o treino, o nosso organismo apresenta o que chamamos de “janela metabólica” (em média entre 30 minutos e 2 horas após o treino), momento em que nosso organismo está mais propenso a absorção de nutrientes da dieta!

Além disso, quando a alimentação não é capaz de suprir sozinha nossas necessidades nutricionais, o uso de suplementos pode ser uma boa alternativa para complementar a dieta! Dentre eles o whey protein (proteína do soro do leite), os BCAA (aminoácidos essenciais de cadeia ramificada), maltodextrina (carboidrato), entre outros.

Agora que já sabem tudo, não tem desculpa para se alimentar mal, hein!?
Espero que tenham gostado!
bjO

  Acompanhe nossas redes:

Fonte: Texto por Laís Coelho, nutricionista da Natue, revisão por Marília Maciel.
Foto: Acervo Natue

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...