7

Como o pilates pode ajudar com dores nas costas?



Pesquisa recente mostra que a má postura corporal é a principal causa de dores nas costas e musculares

Uma pesquisa recente realizada por Advil com o apoio do Ibope Conecta mostra que, quando o assunto são as dores nas costas e musculares, manter uma boa postura corporal no dia a dia é a principal atitude para impedir que os incômodos apareçam. Além disso, para evitar as dores musculares, praticar atividade física regularmente é uma atitude importante para 37% dos participantes.

No caso específico das costas, no pilates são trabalhados músculos necessários para dar suporte à coluna, a começar pelo Power House – o nome dado ao conjunto de músculos profundos que estabilizam a coluna e são ativados nos exercícios.

Confira alguns causadores da dor nas costas, e veja como o pilates pode contribuir:

Má postura

Além de fortalecer os músculos importantes para sustentar a coluna e resolver a dor nas costas, o pilates também gera a conscientização sobre a importância da boa postura e qual é a correta. "Com o tempo o praticante começa a perceber sua má postura em pé ou sentado e se corrige automaticamente, já com a coluna fortalecida pelos exercícios", comenta Douglas Paiva, educador físico e fundador da Pure Pilates.


Tensão cervical

Outra causa de dor nas costas é a tensão cervical (no pescoço) e nos ombros, muito comum na vida moderna pelo uso excessivo do computador e pela tensão emocional. E os exercícios do pilates podem contribuir com o relaxamento desses músculos.

Falta de alongamento

A falta de alongamento também pode ser uma causa da dor nas costas. O nosso corpo não foi feito para ficar parado ou na mesma posição, como acontece hoje em dia. "O Pilates promove o alongamento global, a medida em que também fortalece o corpo", comenta Douglas.

Patologias

Por fim, existem patologias da coluna que causam dor nas costas e podem ser tratadas com o Pilates como Escoliose, Cifose, Lordose, Cervicalgia e Espondilolistese. Outras patologias sem alterações comprovadas na coluna, como Fibromialgia ou doenças de causa emocional como depressão e ansiedade, mas que geram dores nas costas, também são tratadas com o Pilates diminuindo as dores.

Eu pratiquei Pilates por apenas 3 meses e pude notar de perto os benefícios. Melhora a postura, elasticidade e até a respiração. Precisei parar por questões de horário, mas quero muito voltar. 

E vocês, já sabiam da relação da cor com a má postura? Já praticaram Pilates? Gostam desse tipo de postagem?
Me contem! 
bjO

Gostou do post?  Compartilhe! 
Conheça também:

7 comentários:

  1. Eu já pratiquei pilates por um tempo por conta de um abaulamento que eu tenho na lombar. Dor nas costas é horrível e o pilates ajudou bastante a controlar as dores. :))

    Bjos
    Blog Renata Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti os benefícios logo nos primeiros meses.
      Pena que não deu para continuar.
      Mas quero voltar!
      bjO Rê

      Excluir
  2. Eu gostaria muito de fazer pilates, dizem que é ótimo. E para mim seria uma boa, pois tenho muita tensão cervical, tipo demais. Me faria muito bem.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  3. pilates deve ser msm maravilhoso! eu já pratiquei yoga e tbm ajuda mt

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...