5

Cólicas - ninguém merece!!!

Olá leitoras amigas, recebi esta semana a minha revista Máxima, a qual sou fã e assinante, e estava lendo uma matéria superinteressante sobre cólicas.
E como sofro todos os meses com elas, e sei o quanto dói e incomoda, resolvi postar as dicas que a Máxima contou na revista para vocês. Assim como as dicas foram úteis para mim, podem ajudar a vocês, que como eu, carregam esse "fardo" chamado: Cólicas!!!
Na revista, a matéria fala sobre vários tipos de cólicas, as de miomas, a de endometriose, de doenças inflamatórias pélvica, de ovulação e a cólica menstrual. Neste post falarei apenas sobre a cólica menstrual, mas quem quiser mais dicas, é só falar, ok!?

Vamos lá!

"São poucas as mulheres que nunca reclamaram de uma cólica menstrual - incômodo com data marcada que pode ser suave ou doer muito, muito mesmo. Algumas sentem apenas uma pontadinha na barriga, outras uma sensação de aperto que vai e volta. Mas há quem sofra também com dores de cabeça, enjoos... De acordo com a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose de São Paulo, toda menstruação provoca contrações na parede do útero - quanto maior a intensidade delas, mais forte é a cólica.
"Acredita-se que mais de 50% das mulheres apresentem cólica uterina em algum momento da vida. Às vezes as dores são tão fortes que impedem a realização de uma atividade" - diz a médica. Segundo Rosa, as pontadas são provocadas pelo aumento de substâncias do útero, chamadas prostaglandinas. Elas promovem as contrações uterinas que acompanham os ciclos menstruais normais. "Quando a dor é muito grande, não passa após a mulher tomar remédio e vem acompanhada de sintomas como dor na relação sexual, fluxo muito intenso, corrimento ou febre, é sinal de que pode haver endometriose, mioma ou ainda uma inflamação pélvica. E esses problemas exigem acompanhamento médico"- afirma ela.
Portanto nada de ficar deitada esperando a cólica chegar. Saiba como identificá-la e procure o melhor tratamento já!

Cólica menstrual

Por que acontece: O endométrio, camada que recobre a parte interna do útero e foi preparado durante o ciclo menstrual para a gravidez, sofre uma descamação. Para evitar uma perda excessiva de sangue durante esse processo, o organismo libera a prostaglandina, substância que faz o útero contrair. É esse recolhimento que provoca a dor.
Sintomas: Um "aperto" no baixo ventre, de intensidade variável, que dura cerca de dois dias. A cólica menstrual pode vir acompanhada de náuseas, vômito, indisposição, dor de cabeça e nos seios, dependendo da sensibilidade de cada mulher.

Como aliviar: Com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios (para diminuir a ação da prostaglandina) e antiespasmódicos (relaxam a musculatura do útero). Tomar chá de camomila também ameniza a dor, assim como colocar uma bolsa de água quente na barriga e aquecer os pés.

Para não ter mais: Tomar anticoncepcional pode ajudar, pois a pílula reduz a produção da prostaglandina. No entanto, é preciso consultar um médico para saber se você pode tomá-la. A prática de exercícios físicos aeróbicos, como a corrida, que eleva os níveis de betaendorfinas e alivia a dor, é recomendada, assim como a acupuntura."


Então é isso amigas. Espero que tenha sido útil para vocês, assim como foi para mim.
E você, tem alguma dica para acrescentar?
Fique a vontade  para comentar e compartilhar mais dicas, eu adOOoroo...

Obrigada e tenham um ótimo domingo!

Fonte: Revista Máxima Foto: Google

5 comentários:

  1. Ameei as dicaas!!
    Obrigadaa!! ;**
    Da uma passadinha lá! Tem coisa nova!! : http://blogdatardee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Flor , é triste ter cólicas , tem vezes que ão consigo nem sair de cma da cama :/
    Flor vc perguntou qual o n° que eu Calço ->37
    Beijus e obg pela visita no meu blog ... fique super feliz e tver :D
    By Bruna
    http://worldofbruna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hehehe que pé pequeno kkk ou melhor o meu que é grande ! auhus
    obrigada pela atenção , quando for comprar algo , vou dar uma passadinha por aqui ok?
    Beijus Bruna
    http://worldofbruna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, bastante informação importante...
    Já não tenho mais este pb..kkkkkkkkkkkkkk


    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  5. Minina! Gostei do post! Tú num tem noção do babado qerida! Aff!
    Eu sofro demais com cólicas, simplesmente horríiiiivel! Todo mês é uma tortura, ninguém merece neah!
    Bjs Flôr.... valeu a visita e já sigo vc gatôna!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...