11

SEGURAR O XIXI PREJUDICA A SAÚDE?


O urologista Fernando Almeida, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, diz que isso é mito

Na correria diária, até mesmo as necessidades fisiológicas são adiadas e, entre um afazer e outro, é comum segurar o xixi. Mas será que isso prejudica a saúde?


O urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Almeida, garante que essa preocupação não passa de mito e que não há evidências que associem o ato de segurar o xixi ao desenvolvimento de doenças, como a infecção urinária, por exemplo.

De acordo com ele, o organismo tem mecanismos para se proteger. "O cérebro recebe informações conforme a bexiga vai se distendendo. A primeira mensagem e desejo de urinar ocorre quando a bexiga está com volume de aproximadamente 150 ml. Quando essa quantidade passa para o intervalo de 400 ml a 500 ml, o desejo é tão forte que não é possível mais adiar a ida ao banheiro", explica.

O médico ressalta ainda que a preocupação das pessoas deveria estar voltada à hidratação, mas não necessariamente a uma meta que as obrigue a tomar uma determinada quantidade de litros de água por dia.

"O importante é observar a cor da urina. É ela que vai nos mostrar se estamos hidratados ou não. A quantidade de água ideal depende de vários fatores, como ambiente, temperatura e umidade. Por isso, a melhor forma de saber se estamos hidratados é ver a cor da urina. Não é preciso que ela esteja transparente, mas quanto mais clarinha, mais hidratado está o corpo. Quando a urina apresenta aspecto amarelo escuro é sinal de que está passando da hora de beber água", complementa.

SOBRE O COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde - Hospitais, conquistado em 2017. Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. Tel. (11) 5080-4000


Eu mesma já tive várias dúvidas a esse respeito e achei legal compartilhar a informação aqui no blog. Espero que seja útil para vocês também.
bjO

Gostou do post?  Compartilhe! 
Conheça também:

11 comentários:

  1. Nessa vida corrida que temos, é bom saber que pelo menos isso não faz tanto mal a nossa saúde. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  2. Olha que não sabia de algumas coisas que falas-te
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber, amei o post :)

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não costumo segurar o xixi, mas sempre observo a cor! Adorei o post!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que é apenas um mito.. porque eu faço isso sempre! hehe
    Ainda mais quando estou em um lugar que não tem banheiro perto..
    Eu acredito que o que devemos nos preocupar mais é com certeza a higiene e hidratação interna do corpo.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  6. Que bom que é mito!

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderExcluir
  7. Que legal, eu acreditava mesmo nesse mito! Mas a questão da hidratação é mesmo fundamental.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho que o maior problema de segurar o xixi é só a dor na bexiga mesmo. Achei o seu post bem informativo, não sabia sobre essa quantidade de 150ml.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que não faz mal, pois eu costumo segurar sempre kkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, nossa que mito entao, eu pensava que fazia mal, pelo menos era o que a minha mae dizia, mas gostei de saber a verdade
    beijos
    http://www.garotadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Have a fabulous weekend xx

    Much Love,
    Elegant Duchess xx
    https://www.elegantduchess.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...