6

BELEZA: SEU PENTEADO PODE SE O VILÃO EM RELAÇÃO A DOR DE COLUNA

Dor na coluna? Seu penteado pode ser o vilão
Quiropraxista dá dicas de como conciliar moda sem impactar negativamente na postura

Você sabia que, além das bolsas e sapatos, os penteados também podem afetar a coluna das mulheres? Pesquisas apontam que o público feminino sofre muito mais com dores nas costas do que o masculino. Uma das explicações, segundo o quiropraxista David Porto, da  Clínica Mais Coluna, é porque os fatores de riscos deste nicho são bem maiores e, um deles, são os penteados – desde o preparo até a forma usada. Coques e até a maneira de fazer chapinha podem influenciar negativamente a postura e, consequentemente, causar dores e problemas mais sérios no futuro.


Secar o cabelo, fazer chapinha, escovar o cabelo: ao puxar o cabelo, a mulher flexiona a cabeça e eleva o ombro - que segura o secador -, gerando pressões articulares e exaustão muscular. Isso pode causar cervicalgias, torcicolos, cervicobraquialgias, dorsalgias e muitos outros tipos de desordens da coluna vertebral.

Cabelo molhado no frio: quando o nosso corpo percebe que a temperatura local reduz, extintivamente ele começa a reagir com o objetivo de aquecer a região e manter a temperatura interna. Um mecanismo muito usado pelo corpo é a contração da musculatura local quando recebe um estímulo frio. Esta contração pode gerar falhas no funcionamento articular e causar alguns tipos de lesões e inflamações.

Coques: este penteado geralmente exige um cuidado quase que inconsciente da mulher em nunca encostar a parte de trás da cabeça quando se sentar para que o penteado não desmanche. Isso gera um aumento da tensão local devido ao uso excessivo da musculatura estabilizadora do pescoço, aumentando o risco de desenvolver algum tipo de alteração no funcionamento destes segmentos da coluna.

Penteados laterais: muitas mulheres que usam o penteado lateral de forma frequente costumam rodar a cabeça mais para o lado oposto de onde o cabelo está do que do mesmo lado do cabelo. É um comportamento quase inconsciente devido ao medo de estragar o penteado. A rotação frequente mais de um lado do que o outro gera um desequilíbrio muscular que pode gerar alterações mecânicas na região cervical.

- As mulheres não sabem o mal que determinados penteados e a forma de fazê-los impacta a coluna e o quanto é importante mantê-la saudável. Diante de todo este cenário, um ponto crucial para que a moda esteja em harmonia com a coluna é de ter uma consciência corporal e um planejamento que sempre nos leve a questionar sobre como devemos fazer o que fazemos, preservando e cuidando da nossa saúde. Agir desta forma é escolher o look mais adequado diante do cenário do momento, é protagonizar a própria vida e ser responsável pela sua saúde e bem-estar -, ressalta David Porto.

Acessórios e sapatos

O quiropraxista lembra ainda que a postura das mulheres também é totalmente influenciada pelo uso de sapatos e acessórios. No caso dos calçados, o certo é pensar na altura do salto e por quanto tempo este será usado na posição ortostática (em pé). Quando se trata de um salto superior a quatro centímetros que eleva o calcanhar em relação aos dedos, isso obriga a coluna a encurvar para trás, e desta forma, as articulações da coluna vertebral sofrem maior pressão e os músculos podem sofrer exaustão e inflamarem.

O recomendado é evitar mais de três horas na posição em pé usando o salto alto. Por isso, uma dica boa é sempre alternar a postura em pé com o sentar. Isso gera descanso muscular e evita processos inflamatórios por sobrecarga.
Já em relação aos acessórios, existem três tipos muito comuns que influenciam direta ou indiretamente na saúde da coluna feminina.

Sentar com carteira, celular e chaves no bolso de trás: desalinha a base da coluna, sobrecarregando as articulações. Além disso, o objeto do bolso pressiona o músculo do glúteo (músculo piriforme e músculo glúteo médio), causando lesões nestas estruturas. Isso pode evoluir para sintomas de dor ciática.

Pulseiras e relógios que geram incômodo: quando apoiados sobre uma mesa para trabalhar no computador induzem o usuário a levantar os braços e tencionar os ombros, causando fadiga muscular e alterações na articulação da coluna.

Bolsas pesadas penduradas sempre do mesmo lado: desalinham o eixo da coluna e causam desequilíbrios musculares e sobrecargas articulares.

OMS recomenda quiropraxia

Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), a quiropraxia é considerada uma das mais eficazes ciências para a prevenção de desordens da coluna vertebral causadas pelos maus hábitos posturais do cotidiano - tanto na velocidade como na qualidade dos resultados. Por meio da prática, o profissional entenderá quais os padrões posturais que causam sobrecarga e utilizará técnicas de correção articular para que estas estruturas voltem a funcionar normalmente e se mantenham íntegras.


E ai meninas, vocês sabiam disso? Confesso que me surpreendi e que preciso rever muitos dos meus hábitos. E vocês?
bjO

Gostou do post?  Compartilhe! 
Conheça também:
Nosso Instagram @breshopping_da_dany

6 comentários:

  1. Nossa quanta coisa que não sabia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu não sabia disso, amei o post, super completo.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  3. Post de utilidade pública, não fazia ideia de que podíamos sofrer com dor nas costas por conta dos penteados!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Dany, que post incrível! É muito dificil pensar que nosso penteados ou mesmo a forma como o fazemos pode influenciar nossa saúde e bem estar dessa maneira! E é muito bom esatar sempre informado!

    Beijocas;
    Rah Assis Blog
    Blog De Mão em Mão
    Instagram

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...