3

#resenha do Livro Um Dia de David Nicholls

Depois de muito me recomendarem, finalmente, comprei e li o livro Um Dia. O livro foi um fenômeno e fez muito sucesso. Vamos às minhas considerações?
Sobre o livro: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

O que achei: Um Dia é um romance para reflexão! Quando comecei a ler achei o livro cansativo e um pouco sem sentido. A história de Dexter e Emma começa despretensiosa e sem que percebam nasce um amor que, mesmo sabendo desde o início do que se tratava, eles o chamavam de amizade. Eram apenas bons amigos, assim diziam. E cada um seguiu sua vida por caminhos diferentes, mas sempre com a necessidade um do outro. E assim, a juventude e vários anos se passaram e, depois de muitos tropeços de ambos, finalmente tiveram coragem de assumir e viver o que sentiam. Se viram completamente felizes mas não por muito tempo. O destino pregou uma grande peça aos dois... Posso dizer que me emocionei com o filme, mas de uma maneira diferente. Sempre espero de um romance, um final feliz e é muito estranho para mim quando isso não acontece. Mesmo sabendo que na vida real isso pode acontecer e acontece, mas a graça dos livros, especialmente os romances é justamente que são fugas, fantasias, onde por pior que seja o caminho, sempre haverá um "felizes para sempre" no final. Então, na minha opinião, o livro é bem escrito, a história é bonita, emocionante, engraçada em muitos momentos, mas também frustrante e triste. Chorei com o livro, como acontece na maiorias dos romance que leio, mas desta vez não foi de alegria tampouco por querer estar no lugar da protagonista.

Sobre o filme: assisti o filme, imediatamente após o término do livro. O filme é bem fiel ao livro, não senti falta de nada. Foi muito bem reproduzido e os atores são bem convincentes. E, assim como no livro, sorri e chorei. É um bom filme!

Bom, se for para tirar uma lição dessa história é que devemos aproveitar melhor o tempo que temos para não ser surpreendido Um Dia dizendo: " É tarde demais!". O tempo passa e não espera por nós!

Onde comprei: como sempre, comprei este livro na Americanas (Veja aqui). Estava na promoção e paguei R$14,99.

Então é isso! Quem já leu o livro ou assistiu o filme? O que acharam?
bjO



3 comentários:

  1. MEU LIVRO FAVORITO EVEEEEEEER! *o*

    Amo o Dex, me sinto a Em e sempre releio esse algumas páginas desse livro. Só amor <3

    ResponderExcluir
  2. Tem muita lição para ser tirada deste livro, Lorena. A história de amor deles é pura!
    Mas o final... é tristeeeee...
    :(

    Obrigada pela visita meninas!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...