0

Creatina x Anabolizantes: Saiba a diferença entre eles

Se você é um dos frequentadores de academia, com certeza já ouviu dizer que “fulano” está tomando creatina e que “cicrano” usa anabolizantes para ficar com aquele corpo dos sonhos! Pois bem, muita gente ainda não sabe qual é a diferença entre creatina e os anabolizantes, tão pouco, quais são seus efeitos no nosso organismo! Por isso, o post de hoje vai esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto. Confira!


O que é creatina?
A Creatina é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, a partir de dois aminoácidos: a glicina e a arginina, que são obtidos pela degradação de proteínas da nossa alimentação (ex. carnes vermelhas e peixes) ou dos tecidos do nosso corpo. Além disso, é encontrada, principalmente, na forma de suplementos, em função dos benefícios que pode proporcionar na prática de esportes!

Como ela age no organismo?
A principal função da creatina é atuar na formação de energia na forma de ATP (a primeira fonte de energia utilizada pelo nosso corpo). Em exercícios de alta intensidade e curta duração, como lutas, saltos, corrida de curta distância, etc., a creatina é consumida de forma mais rápida, tornando necessária a sua suplementação. A reposição da substância aumenta os estoques ATP no nosso organismo, o que diminuindo a sensação de cansaço (fadiga) e, consequentemente, oferece mais energia e melhora o desempenho esportivo.

A creatina tem o mesmo efeito dos anabolizantes?
Os anabolizantes, também conhecidos como esteroides anabolizantes, são produzidos a partir da testosterona, um hormônio masculino responsável pelo desenvolvimento dos nossos músculos. Os anabolizantes são muito utilizados na medicina para o tratamento da sarcopenia (perda de massa muscular), do hipogonadismo (doença pela qual os testículos e ovários não produzem hormônios suficientes), entre outras doenças.
Diferentemente da creatina, os anabolizantes não atuam no fornecimento de energia! Sua principal consiste em se ligar ao tecido muscular, aumentando o seu tamanho. Ou seja, após serem consumidos (seja de forma oral ou injetável), os anabolizantes contribuem para o ganho de massa muscular e hipertrofia de forma rápida. Além disso, em doses mais altas, eles também podem aumentar nossa capacidade respiratória, nosso metabolismo basal e o número de hemácias (células vermelhas do sangue), contribuindo, assim, para o ganho de força e resistência no exercício.
Apesar da exigência de prescrição medica, muitos atletas e praticantes de atividades físicas acabam comprando anabolizantes sem receitas em farmácias e academias. Entretanto, o uso indiscriminado desse produto é ilegal e ainda pode causar vários danos a nossa saúde!
Já a creatina é um suplemento alimentar liberado e aprovado pela ANVISA, cujos efeitos benéficos no desempenho esportivo de atletas são comprovados! Sendo assim, quando utilizada de maneira correta, segura e eficaz!

Espero que este post tenha ajudado a esclarecer as dúvidas de vocês!
bjO

  Acompanhe nossas redes:


*Fonte: Texto por Lais Celho, nutricionista da Natue, revisão por Camila Marques.
* Foto: Acervo Natue

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...