0

A importância dos minerais para quem pratica atividade física

Os minerais são nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, mesmo que em pouca quantidade. Eles não podem ficar de fora da alimentação, sobretudo quando se trata de atividade física.

Os minerais estão envolvidos direta e indiretamente em diversos processos em nosso corpo, como: estimulação nervosa e muscular, contração, relaxamento, reparação, crescimento tecidual e muscular, ritmo cardíaco, resposta ao sistema imunológico, transporte de oxigênio e muitos outros.

Os alimentos, principalmente os naturais, são ótimas fontes de minerais, tanto os de origem animal quanto vegetal. São encontrados abundantemente em legumes, frutas, verduras, oleaginosas, leguminosas e carnes. Porém, nem sempre a alimentação consegue suprir essa demanda em quantidade e qualidade adequadas. Dessa forma, surge a necessidade de recorrer aos suplementos minerais.

Muitos são os minerais importantes para a atividade física. Citaremos quatro muito interessantes: magnésio, cálcio, manganês e cromo.

- Magnésio: importante para a saúde do tecido ósseo, muscular e nervoso, contribui muito com a saúde cardiovascular. Em conjunto com o cálcio e o potássio, o magnésio auxilia na prevenção de câimbras. As folhas verde-escuras são ótimas fontes de magnésio.

- Cálcio: é o mineral mais abundante no organismo, do qual 90% está no esqueleto. Está associado à contração das fibras musculares, liberação de hormônios e coagulação sanguínea. O cálcio está presente nas folhas verde-escuras, no grão-de-bico, tofu, quinoa, chia, leite, dentre outros.

- Manganês: participa do metabolismo dos carboidratos, aminoácidos e colesterol. Por atuar como antioxidante, o manganês auxilia na redução do estresse oxidativo causado pela prática do esporte e previne o envelhecimento celular. Contribui com a formação da cartilagem e dos ossos. Encontramos manganês principalmente nas oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim), aveia e grãos integrais.

- Cromo: possui importante papel no metabolismo da glicose (carboidrato). O cromo potencializa a ação da insulina (responsável pela captação de glicose no sangue). A falta de cromo pode ocasionar resistência à insulina e, dessa forma, o açúcar ficará circulando no sangue, podendo provocar diabete e outras disfunções. As carnes, os feijões e cereais integrais contêm boas quantidades de cromo.

Todos os minerais são importantes e possuem funções específicas no organismo, assim, uma alimentação colorida e diversificada contribui para o aumento da ingestão diária de minerais. Em todo caso, é sempre indicado procurar um nutricionista ou médico para adequar as necessidades individuais e, se for o caso, fazer a suplementação.

Agora que vocês já conhecem e sabem a importância desses componentes para o nosso corpo, diz ai, vocês o ingerem com frequência?
bjO

Texto: Elaborado por Thainá Queiroz, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.
Foto: Google

Acompanhe Nossas Redes:
Facebook   /   Instagram   /   ​​Twitter   /   Enjoei

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...