16

Pílula Anticoncepcional: Mitos e Verdades

Pílula Anticoncepcional
Fique de olho nos Mitos e Verdades


A pílula anticoncepcional, que foi ícone de libertação dos anos 60, hoje é motivo de preocupação. Muito se discute sobre a segurança em seu uso frequente. Podem estar em forma de pílulas para uso oral, anel vaginal, injeções ou adesivos. Todos os métodos servem como solução para evitar a gravidez indesejada, e outros benefícios podem ser associados a seu uso, como controle de algumas doenças, desde que sigam orientação profissional adequada. Mas, junto com essa revolução, vem também uma série de dúvidas. 

pílula anticoncepcional

De acordo com dados divulgados pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) cerca de 100 milhões de mulheres usam pílulas anticoncepcionais em todo o mundo. Mas mesmo tão popular, a pílula traz dúvidas sobre seus efeitos colaterais. Sabendo disso, a Dra. Flávia Fairbanks, ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare, esclarece os mitos e verdades sobre o assunto.

Pílula anticoncepcional engorda?

MITO - A Pílula diretamente não engorda, mas pode aumentar a vontade por carboidratos e reter líquido, porém existem pílulas com progesteronas específicas, que diminuem a retenção hídrica.

Pílula anticoncepcional dá celulite?

VERDADE - Segundo a especialista, a pílula pode causar retenção de liquido, e em mulheres com tendência a ter celulite (geralmente associada à sensibilidade aos estrogênios), com má alimentação e sedentárias, essa tendência pode ser potencializada.

Pílula anticoncepcional aumenta os seios?

MITO - Como já falamos anteriormente, o que pode acontecer é uma retenção de liquido, que leva ao inchaço nas mamas.

Pílula anticoncepcional melhora a pele?

VERDADE - Segundo a especialista, os hormônios das pílulas ajudam a reduzir a oleosidade da pele, a acne e até a grande quantidade de pêlos, devido ao controle dos níveis de androgênios ( hormônios masculinos).

Pílula anticoncepcional dá trombose?

VERDADE – Isso depende do anticoncepcional e da genética da mulher. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel (encontradas em algumas pílulas) têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados.

Pílula anticoncepcional: antibiótico corta o efeito?

VERDADE – A interação da pílula anticoncepcional com o antibiótico pode cortar ou reduzir o efeito da pílula. Isso acontece porque o antibiótico compete com a pílula no metabolismo do fígado, saindo ambos prejudicados. Se o organismo precisa priorizar um dos dois medicamentos, é natural que dê mais importância ao antibiótico.

Pílula anticoncepcional: Existe uma idade certa para o início?

MITO - Não existe uma idade ideal para começar a usar a pílula. A partir de alguns ciclos após a menarca, já se pode fazer o uso, desde que haja clara indicação para tal. Os cuidados no início envolvem tentar empregar uma dosagem de hormônio mais baixa, verificar possíveis contra-indicações e avaliar a real necessidade do contraceptivo e da frequência de relações sexuais.

Pílula anticoncepcional pode deixar a mulher infértil?

MITO – O anticoncepcional não interfere na fertilidade, já que quando a mulher para de utilizar a pílula ela pode engravidar normalmente, a menos que já tenha algum problema de fertilidade.

Dúvidas esclarecidas pela experiente profissional Dra. Flávia Fairbanks, ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare

Dra. Flávia Fairbanks

Entre mitos e verdades, qual a sua opinião sobre a pílula? Tinham algumas dessas dúvidas?
BjO

Gostou do post?  Compartilhe! 
Conheça também:


16 comentários:

  1. Amei, solucionou muitas das minhas dúvidas, eu sempre soube que melhorava a pele. Eu tomo e esse negócio da trombose me preocupa... Isso é muito sério, e eles decveriam desenvolver algum que não dá, já que tem tantas mulheres que tomam!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que me preocupa também esse lance da trombose. Tomo desde muito cedo por causa do meu ciclo que era meio irregular. Concordo que deveriam investir em algo que não pudesse causar a doença.
      bjO Gi

      Excluir
  2. argomento davvero interessante , si parla poco di queste cose

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive duvidas sobre Anticoncepcional quem nunca né? Adorei... comecei bem cedo a tomar com 13 ano devido ao meu ciclo desregular e parei de tomar com 19 anos e agora estou com mesmo problema meu ciclo estou voltando a tomar para ver se normalizar novamente, amei o post bem completo e explicado.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tomo desde cedo pelo mesmo motivo Kah.
      Que bom que gostou do post!
      bjO

      Excluir
  4. esse do antibiotico nao sabia, tem que ficar de olho né

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post, muitas coisas são mito mesmo

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante essas informações! Mas essa parte de que melhora a pele não tá acontecendo comigo! hahaha!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que o antibiótico podia cortar o efeito! Obrigada pelo post tão informativo :)
    LA VEINE

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber mais e eu tomo a muitos anos.....

    Beijinhosss 💋
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  9. Amei esse post, tinha várias coisas que eu já sabia, mas outras não, como a trombose e melhorar a pele.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
  10. Que post completo! Hoje mesmo estava pensando nisso, quero tomar pra ver se melhora a pele, mas morrooo de medo de trombose e efeitos colaterais. Agora vou procurar uma médica com certeza pra me auxiliar :)

    Beijos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. É bom mesmo se atentar a estas questões, eu mesmo ganhei tanta celulite nesses anos de pílula, este mês fiz um ano sem, mas ainda assim é uma luta contra o ganho de peso e gordura localizada D:

    Zíper Chique

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...