O whey protein é um produto derivado do soro do leite que foi descoberto na década de 1990. Foi propagado rapidamente em razão da sua rápida digestão e absorção.
O whey é utilizado por esportistas que querem ganhar ou manter massa muscular magra. Como os praticantes de atividade física necessitam de uma dieta com maior quantidade de proteínas, o whey protein entra para auxiliar este processo e ainda tem vários outros benefícios.
O whey convencional é vendido em pó e tem diversos sabores, como: banana, baunilha, morango, creme, amendoim e chocolate. Pode ser misturado com água, água de coco e suco. Diversas receitas (veja a receita de Bolo de Banana com Whey aqui) já utilizam whey em sua preparação, inclusive também pode ser adicionado sobre frutas picadas.
Há basicamente três tipos de whey: hidrolisado, isolado e concentrado.
Hidrolisado: a concentração de proteínas deste whey é variável. É conhecido como whey “pré-digerido”, pois as moléculas de proteínas são quebradas em pequenas partículas, o que torna sua digestão e absorção mais rápida, favorecendo muito a recuperação muscular pós-treino. Em relação ao preço, essa versão é a que tem maior custo.
Isolado: este whey tem aproximadamente 95% de proteínas e possui baixíssimas quantidades de gorduras, lactose e minerais. Sua absorção é rápida e o seu preço de mercado é intermediário.
Concentrado: contém em média 80% de proteínas e pode ter uma quantidade maior de gordura e lactose (açúcar do leite) em comparação ao demais. Neste whey, a proteína se mantém intacta e segue o processo normal de digestão que é mais lenta.
Dentre os principais benefícios do whey podemos citar:
- Auxilia na recuperação de fibras musculares lesionadas durante o treino;
- Contribui com a otimização da performance;
- Melhora e agiliza a recuperação muscular;
- Oferece sensação de saciedade;
- Contribui com o aumento da massa muscular e redução de gordura corporal;
- Melhora a resposta imune.
O whey pode ser ingerido tanto no pré quanto no pós treino, cada caso deve ser avaliado isoladamente, bem como a escolha do tipo de whey. O ideal é procurar um nutricionista ou médico para fazer os ajustes corretos.
E vocês, utilizam o Whey Protein na sua dieta?
Gostaram do post?
bjO
Texto: Elaborado por Thainá Queiroz, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.
Foto: Google
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigada por comentar!
Volte sempre!!
bjOO